Redução do número de professores sem horário nas escolas é positiva - FNE

10-9-2014

Redução do número de professores sem horário nas escolas é positiva - FNE

A Federação Nacional de Educação (FNE) defendeu hoje como “muito positiva” a redução do número de professores sem turmas atribuídas no arranque do ano letivo, confirmada pela divulgação das listas de colocações hoje divulgadas.

“Para a FNE as listas estão de acordo com as expetativas criadas nas reuniões com a tutela de redução de horários-zero. Estavam a ser criadas condições para isso”, defendeu a vice-secretária-geral da federação sindical, Lucinda Dâmaso, em declarações à Lusa.

A sindicalista adiantou que a FNE vai agora “analisar pormenorizadamente quais os grupos mais afetados”, mas as expetativas são de que com as próximas fases de colocação de docentes nas escolas, e com o processo de rescisões em curso, o número de professores sem horário atribuído possa reduzir-se substancialmente.

Lucinda Dâmaso sublinhou, no entanto, que os mais de três mil contratados agora colocados reforçam a necessidade de dar às escolas “quadros mais estáveis e permanentes”.

A divulgação das listas ainda durante o dia de hoje é, para os diretores escolares, “um respirar de alívio”, frisou Filinto Lima, vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), que acredita que o ‘timing’ ainda permite aos professores apresentar-se nas escolas a tempo do início do ano letivo.

“Vai ficar a faltar um número residual de professores nas escolas e isso é uma boa notícia”, considerou Filinto Lima.

O responsável associativo admitiu, no entanto, ser possível vir a detetar erros nas listas, porque o processo até à sua publicação foi “um pouco atabalhoado”.

Quase 6.750 professores foram hoje colocados nas escolas, na sua maioria professores dos quadros do Ministério da Educação, mas, ainda assim, o ano arranca com 917 docentes efetivos sem turmas atribuídas.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), dos “4.405 docentes dos quadros opositores à mobilidade interna, foram colocados 3.488”, ou seja, quase 3.500 professores que não tinham horários atribuídos nas escolas ou agrupamentos a que pertencem conseguiram colocação noutra escola para lecionar.

“Caiu assim para menos de metade (917) o número de docentes que estão transitoriamente sem componente letiva, em relação ao número equivalente no ano passado”, refere o MEC, em comunicado.

No total, foram hoje colocados nas escolas 6.744 docentes, dos quais 3.488 são dos quadros e 3.256 são contratados.

IMA // JPS
Lusa/fim