5-11-2007
Relacionados
DIA NACIONAL DO TRABALHADOR NÃO DOCENTE
Está aí mais um dia 24 de Novembro - o Dia Nacional do Trabalhador Não Docente.
Durante muito tempo qualquer trabalhador não docente passaria despercebido perante uma escola onde se valorizava apenas o binómio professor/aluno. Congratulamo-nos por já não ser assim muito graças à força das ideias persistentes dos STAAE e da FNE.
A recente greve geral da Administração Pública em que estivemos envolvidos é exemplo disso mesmo. De uma vontade de mudança, de um querer sempre mais do que as migalhas que nos têm sido dadas pelos sucessivos Governos e que o actual não se cansa de tentar tirar.
Com efeito, e ao contrário do que o Governo contabilizou, tal greve no sector da Educação contou com a participação de 70%, com uma muito significativa contribuição do Trabalhador Não Docente que não olhou para o seu parco salário na hora de dar as mãos aos docentes por uma causa comum.
Somos hoje, com toda a certeza, um pilar consistente de todo o sistema educativo, temos força, contamos para os nossos parceiros mais directos – os docentes e os alunos e queremos sempre contar com eles numa força una e mobilizadora em prol da estabilidade que tarda em chegar. Reconhecemos a crise económica em que vivemos, mas não lhe damos qualquer legitimidade para atentar contra direitos adquiridos dos trabalhadores da Administração Pública, no caso, dos Técnicos Superiores, Técnicos, Administrativos e Auxiliares de Educação.
24 de Novembro, é no entanto, um dia que se quer seja de celebração. De celebração do que amealhamos, mas principalmente daquilo que, através de uma luta árdua e nem sempre reconhecida, não deixamos que nos fosse retirado.
Que esta celebração se faça em cada segundo, minuto, hora e dia do ano e assente sempre num inabalável e notório sentido de união entre os trabalhadores não docentes com vista à estabilidade que tanto desejamos.
20 de Novembro de 2006
__________________________
Carlos Alberto Guimarães
Vice – Secretário Geral
Categorias
Destaques