Prémio da UNESCO para a educação de raparigas e mulheres

27-3-2019

Prémio da UNESCO para a educação de raparigas e mulheres
As candidaturas para o Prémio da UNESCO para Raparigas e Mulheres estão abertas até ao próximo dia 28 de maio de 2019. O Diretor-Geral da UNESCO anunciará os vencedores deste ano, que receberão o prémio numa cerimónia oficial na sede da organização, em 11 de outubro de 2019. Estabelecido em 2015 e financiado pelo Governo da República Popular da China, o Prémio é concedido anualmente a dois laureados e consiste na atribuição de 50 mil dólares americanos para prosseguirem os seus projetos inovadores no campo da Educação.

As candidaturas podem ser apresentadas por Governos dos Estados Membros da UNESCO e organizações não-governamentais (ONGs) em parceria oficial com a UNESCO, que podem nomear até três indivíduos, envolvidos em projetos ou programas com pelo menos dois anos e que cumpram os critérios de seleção. As candidaturas devem ser submetidas online em inglês ou francês através do link: http://unesco.org/gwe.

A igualdade de género na educação é um direito básico e um pré-requisito para a construção de sociedades inclusivas. Apesar do progresso nos últimos anos, mais raparigas do que rapazes permanecem ainda fora da escola. De acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO, 16 milhões de raparigas nunca terão acesso a uma sala de aula, representando as mulheres dois terços dos 750 milhões de adultos sem competências básicas de alfabetização.

Pobreza, isolamento geográfico, estatuto de minoria, incapacidade, casamento precoce, gravidez, violência baseada em género e atitudes tradicionais sobre o estatuto e o papel das mulheres estão entre os muitos obstáculos que as impedem de exercer plenamente seu direito de viver, participar, completar e beneficiar da educação.

A igualdade de género é uma prioridade global para a UNESCO e está intrinsecamente ligada aos seus esforços para promover o direito à educação e apoiar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através do Quadro de Ação de Educação 2030, o ODS 4 visa "garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos", enquanto o ODS 5 visa "alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas".

A agenda de Educação 2030 reconhece que a igualdade de género requer uma abordagem que "garanta que mulheres e homens de todas as idades não só obtenham acesso e completem ciclos educacionais, como sejam também capacitados tanto na, como por meio da, Educação".

Website do Prémio: https://en.unesco.org/themes/women-s-and-girls-education/prize
Laureadas em 2018: https://www.youtube.com/watch?v=_AtJVO3me9k