IE lança Fundo de Solidariedade para professores e alunos na Palestina

22-11-2023

IE lança Fundo de Solidariedade para professores e alunos na Palestina

A Internacional da Educação (IE) acaba de lançar um apelo à solidariedade em prol dos docentes e alunos palestinianos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, em particular às suas três organizações filiadas, a saber, Sindicato Geral dos Professores Palestinianos (GUPT), ao Sindicato Geral dos Trabalhadores em Jardins de Infância e Escolas Privadas (GUWKPS) e à Federação Palestiniana dos Sindicatos dos Professores e Funcionários Universitários (PFUUPE).

O impacto do conflito armado entre Israel e o Hamas causou a perda de vidas humanas, tanto em Israel como em Gaza, e deixou as comunidades educativas e o mundo inteiro em estado de choque. A IE expressou imediatamente a sua solidariedade global com as organizações membros em Israel e na Palestina, à qual se associa agora a FNE, em Portugal.

Mais de 10 mil pessoas, metade das quais crianças, foram mortas no último mês e uma esmagadora maioria dos palestinianos mortos são civis. Atualmente, pelo menos 42% de todas as unidades habitacionais na Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas. Os bombardeamentos também destruíram 258 instituições de ensino, nove universidades e a maior parte das estruturas de saúde. As organizações da IE na Palestina relataram pelo menos a morte de 130 professores.

Devido à guerra Hamas-Israel, o povo de Gaza enfrenta condições de vida desastrosas e carece das necessidades básicas: abrigo, alimentos, água, combustível, eletricidade, saneamento e saúde. As instalações educativas permanecem fechadas, negando a mais de 625 mil alunos o acesso à educação. Muitas instalações educacionais são usadas como abrigos, apesar de não serem seguras, devido a danos ou à ameaça de novos ataques.

As organizações membros da IE na Cisjordânia mobilizaram redes, entre outros, através das agências da ONU, UNRWA e UNICEF, para satisfazer as necessidades mais urgentes de professores e alunos. Isso inclui a distribuição de cobertores para enfrentar o frio desta época do ano e de alimentos, além de livros e brinquedos para as crianças.

Embora as afiliadas da IE operem principalmente na Cisjordânia, onde os seus membros se envolvem ativamente na defesa dos direitos e do bem-estar dos educadores e professores, estabeleceram ligações com professores em Gaza. O GUPT, o GUWKPS e a PFUUPE estão a recolher recursos para utilizar as suas redes para apoiar os professores em Gaza e, sempre que possível, estão abertas a trabalhar com as agências das Nações Unidas, que ainda estão operacionais em Gaza.

A IE procura o apoio financeiro para ajudar as suas organizações irmãs na Palestina, nos seus esforços para ajudar professores e alunos necessitados na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Pode-se contribuir para o Fundo de Solidariedade de acordo com a capacidade financeira de cada um. Para proceder a um donativo, dirija-se ao seu banco e faça uma transferência internacional para:

Education International
ING Bank
24, Avenue Marnix 1000 Brussels
IBAN: BE05 3101 0061 7075
Swift: BBRUBEBB
Com a indicação: Humanitarian Assistance Appeal 2023/11.