O congresso do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE) decorre em 26 e 27 de novembro de 2024, na cidade de Budva em Montenegro.
O congresso vai eleger um novo Diretor europeu (o vice-presidente do AoB dos Países Baixos, Jelmer Evers) e um novo Presidente (o ex-secretário-geral do TUI da Irlanda, John MacGabahnn).
O CSEE, no qual a FNE está filiada, é a Região Europa da Educação Internacional e reúne sindicatos da educação de toda a Europa, sendo o parceiro social europeu da União Europeia em todas as negociações na área da Educação e da formação.
Deste modo, articula as posições das várias organizações sindicais da educação europeias e define a estratégia sindical dos seus membros na ação negocial para os próximos 4 anos. Do programa do congresso fazem parte, entre outros, temas como a inclusão e igualdade, ensino superior e investigação em tempos de crise, o impacto da Inteligência Artificial na Educação ou a atratividade da profissão docente.
A proteção da educação e dos alunos em tempos de guerra e de conflitos armados é outra grande preocupação dos sindicatos da educação. Alexandre Dias e Joaquim Santos representam a FNE no congresso de Budva.