FNE assina parceria com SINPRESTEP e Associação BAOBÁ em São Tomé e Príncipe

17-6-2024

FNE assina parceria com SINPRESTEP e Associação BAOBÁ em São Tomé e Príncipe
A FNE e a AFIET assinaram, no início de junho 2024, um acordo de parceria com a Associação BAOBÁ e o Sindicato de Professores e Educadores de S. Tomé e Príncipe (SINPRESTEP), juntando-se assim a outras identidades no apoio a um projeto de educação ambiental que se desenvolve neste país africano.

O projeto visa a recolha de lixo em escolas e lugares públicos e a consciencialização da população para aquele problema ambiental, tão extremo naquele país.

Este protocolo ficou já inicialmente marcado pela entrega por parte da FNE de dois cartazes (mil exemplares) e duas mil caixas de lápis de cor, tendo ainda sido concedida uma ajuda monetária ao SINPRESTEP para o desenvolvimento operacional e apoio desta iniciativa ambiental. Os lápis foram considerados essenciais para se desenvolverem as sessões de trabalho com os jovens de São Tomé e Príncipe.

Com o título “DIZ NÃO À POLUIÇÃO – Ajuda a tornar São Tomé e Príncipe um País Limpo”, os dois cartazes apelam à recolha de lixo nas ruas e no oceano, tornando o planeta um lugar mais sensível e atento à defesa do meio ambiente.

"Estes lápis vão ser essenciais para entregar nas nossas sessões de educação ambiental nas várias escolas primárias do país", sublinhou a Associação BAOBÁ nas sua redes sociais.

Esta é mais uma parceria da qual a FNE e a AFIET se sentem orgulhosas de fazer parte, demonstrando o importante papel que o sindicalismo desempenha na proteção do meio ambiente e na sustentabilidade. O pessoal docente e não docente de São Tomé e Príncipe está  muito empenhado em dar o seu melhor neste projeto, de cariz educativo e social.

A Associação BAOBÁ nasceu em fevereiro de 2023, na sequência de um projeto de voluntariado de duas jovens portuguesas, Mariana Marçal (Presidente da Associação) e Francisca Amado (Vice-Presidente), que se deslocaram para São Tomé e Príncipe em março desse ano, para desenvolver várias iniciativas.

Naquele país, a Associação BAOBÁ já procedeu à distribuição de bens (escovas, pastas de dentes ou material escolar em escolas) e participou, entre outros, em campanhas de recolha de lixo/educação ambiental. A associação também apoia alunos de São Tomé e Príncipe na participação para bolsas de estudo, no âmbito da sua parceria com o centro de formação Profissional de São Tomé e Príncipe, em Budo-Budo.

Outro dos seus papeis é o de ajudar jovens estudantes locais a candidatarem-se ao ensino universitário, quer em São Tomé e Príncipe, quer eventualmente em Portugal. A FNE e a AFIET sentem-se profundamente orgulhosas desta iniciativa no campo da educação ambiental e na sustentabilidade com o sindicato SINPRESTEP e com a parceria com a Associação BAOBÁ.

Recorde-se a propósito que o Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, e o Tesoureiro da federação, Mário Jorge Silva, deslocaram-se a São Tomé e Príncipe no início deste ano.