Dia do Professor de Cabo Verde

26-4-2014

Dia do Professor de Cabo Verde

Comemorou-se no passado dia 23 de abril de 2014 o dia nacional do professor cabo-verdiano.

As comemorações, este ano, tiveram lugar nos dias 22 e 23 na cidade do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde.

No dia 22, da parte da manhã, depois das boas vindas aos presentes pelo Presidente do Siprofis e das intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal e da Ministra da Educação e desporto de Cabo Verde, realizou-se uma conferência internacional com o lema "Avaliação e desenvolvimento profissional dos Professores. Professores valorizados - Educação de qualidade, que teve como oradora principal a Professora Doutora Maria Palmira Alves do Instituto da Educação da Universidade do Minho.

Da parte de tarde realizaram-se um conjunto de curtas intervenções das delegações estrangeiras:

- SPST- São Tomé e Príncipe;
- STEJDCS- Huambo;
- STEJDCS- Benguela;
- Sinprof-Angola;

Após uma pequena pausa foi a vez do dirigente Pedro Barreiros, da FNE, fazer uma intervenção em que apresentou 10 mensagens para uma educação de qualidade.
Seguiu-se a intervenção do dirigente do SPN-Portugal, Abel Macedo e da Coordenadora da CPLP-SE, Maria Arminda Bragança, que se referiu à importância da mulher no movimento sindical e na sociedade, dando especial destaque ao papel que as professoras têm na construção e desenvolvimento dos dos seus países.

O dia terminou com uma gala cultural realizada por artistas nacionais.

O dia 23 começou uma exposição de trabalhos dos professores e alunos no mercado de artesanato do Tarrafal, com a realização da final de atletismo e com a atuação de um grupo cultural.
Depois de feita a apresentação das delegações estrangeiras presentes, realizou-se a aula magna sobre a educação, proferida pelo Sr. Presidente da República de Cabo Verde.

O dia finalizou com o almoço convívio na Paria do Mar de Baixo no Tarrafal e com a tarde cultural com artistas nacionais no mercado de artesanato.

No dia 24 realizou-se uma reunião das delegações estrangeiras membros da CPLP-SE com o Secretário-Geral da FECAP e com o Presidente do SIPROFIS, para analise da situação político-sindical e ainda o encontro com o Presidente da Confederação Caboverdiana dos Sindicatos Livres (CCSL).

cabo verde 01

Conferência Internacional - Avaliação e desenvolvimento profissional dos professores. Professores valorizados - Educação de qualidade

cabo verde 02

Atividades culturais do Dia nacional do Professor de Cabo Verde