A realidade do ensino privado na Europa

5-11-2013

A realidade do ensino privado na Europa

A realidade do ensino privado na Europa

Debate reúne organizações sindicais de toda a Europa e empregadores e analisa a tendência europeia de privatização do ensino

Representada por Alexandre Dias, a FNE estará presente numa reunião com o Grupo de Trabalho Europeu da Educação, sobre a questão do ensino público e privado. A reunião tem por base um documento do CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação) sobre a situação do ensino público e privado na Europa e dos efeitos das políticas de privatização na estrutura dos sistemas de ensino.

Esta reunião pretende abordar com as organizações sindicais europeias e os empregadores a realidade da privatização das escolas bem como a tendência para um crescente investimento no ensino privado por parte dos governos europeus.

Na parte da tarde serão discutidas as questões relativas à cooperação entre as universidades e as empresas. Finalmente será analisada a nova tendência do ensino universitário através dos MOOCs (Massive Open Online Courses- cursos universitários à distancia), a sua relevância, eficiência e as consequências desta forma de ensino-aprendizagem na estrutura curricular das universidades.

Esta reunião inicial pretende abrir o debate nesta área e analisar os novos desafios da educação em tempos de crise.