PCP, Os Verdes e PSD recebem FNE na Assembleia da República

7-11-2017

PCP, Os Verdes e PSD recebem FNE na Assembleia da República
A ronda de encontros da Federação Nacional da Educação (FNE) com Grupos Parlamentares, na Assembleia da República, prossegue no dia 8 de novembro de 2017, 4ª feira, às 15h, com uma reunião com o Grupo Parlamentar do PCP (edifício novo).

No dia seguinte, dia 9, 5ª feira, uma delegação liderada pelo Secretário-Geral João Dias da Silva será recebida pela Consultora Dulce Arrojado, do partido Os Verdes, às 10h30, no edifício velho da Assembleia e pelos deputados do PSD Duarte Pacheco, Nilza de Sena e Germana Rocha às 12h, no edifício novo da Assembleia.

Estas reuniões solicitadas pela FNE ocorrem no âmbito da entrega do Orçamento de Estado 2018 que não contempla, no quadro do descongelamento das carreiras da Administração Pública, a consideração de todo o tempo de serviço docente que esteve congelado desde 30 agosto de 2005 a 31 dezembro de 2007 e de 01 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2017, ao contrário do que acontece com a generalidade das carreiras do setor.

Não há nem pode haver a tentação de discriminar os Educadores e Professores em relação aos demais trabalhadores da Administração Pública. É que, ao contrário do que o Ministro da Educação tem afirmado, os Professores não têm, neste processo, um tratamento igual ao da generalidade dos trabalhadores da Administração Pública.

Os docentes portugueses sabem que os sucessivos governos só se têm lembrado deles para os esbulharem de direitos e remuneração, não adotando políticas de reconhecimento, valorização e consideração públicos.

Neste Orçamento de Estado há uma violação clara do direito à igualdade de tratamento que deve ser respeitada entre todos os trabalhadores.

No quadro desta iniciativa, os representantes da FNE estarão disponíveis para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social no local.