Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

2-9-2019

Para um tempo de esperança e de confiança. Para os docentes e trabalhadores não docentes

No início do novo ano letivo de 2019/2020, a FNE - Federação Nacional da Educação saúda todos os educadores, professores e trabalhadores não docentes, colocando-se a seu lado para que nos tempos que se avizinham possamos definir em conjunto carreiras atrativas e valorizadas.

O início do novo ano letivo coincide praticamente com a campanha eleitoral que prepara as eleições de 6 de outubro e que vai determinar o quadro parlamentar da Legislatura de 2019-2023. Será esse novo quadro que deve constituir uma oportunidade para que finalmente encerre o ciclo que tem marcado negativamente o desenvolvimento das carreiras em Educação e que se atinjam os níveis de reconhecimento compatíveis com as exigências e responsabilidades que nos estão atribuídas. É preciso retomar a esperança e a confiança e fazer com que as nossas escolas sejam espaços de desenvolvimento profissional atrativos e aliciantes.

Teremos todos de ser exigentes em relação a um sistema educativo de qualidade que responda aos desafios de uma sociedade qualificada, democrática e sustentável. E não haverá sistema educativo de qualidade se não apostar no reconhecimento e na valorização dos seus profissionais.

Seja qual for o quadro que vier a ser definido em função dos resultados eleitorais, não nos desviaremos e seremos exigentes em relação a estes objetivos. Com o Governo que resultar das eleições de 6 de outubro, a FNE assumirá uma atitude negocial construtiva mas que não abdicará da promoção intransigente de condições dignas de trabalho e de desenvolvimento justo e atrativo das carreiras no setor.

É neste contexto que esta nossa saudação constitui um compromisso para a disponibilidade para a ação, mas também um apelo para a intervenção e participação de todos – educadores, professores e trabalhadores não docentes - nas iniciativas que se justificarem para dar expressão ao que deve ser o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nas nossas escolas.

Nesta oportunidade, saudamos também os nossos Alunos, incentivando-os para o trabalho escolar na direção dos melhores resultados escolares, para o que podem contar com o trabalho e a orientação empenhada dos educadores e professores portugueses e com o apoio atento e dedicado dos Trabalhadores Não Docentes.

E saudamos também os Pais e Encarregados de Educação, esperando deles uma colaboração ativa com os Educadores e Professores, através do reconhecimento das suas responsabilidades e do apoio que é essencial para que o processo de ensino-aprendizagem seja o mais eficaz possível.

Um bom ano letivo de 2019/2020!

 

Porto, 2 de setembro de 2019

A Comissão Executiva