FNE saúda 30 anos da Lei de bases do sistema educativo

14-10-2016

FNE saúda 30 anos da Lei de bases do sistema educativo
A FNE saúda os 30 anos da lei de bases do sistema educativo.  

Ao longo destes 30 anos, esta lei de Bases foi a orientadora de um progresso assinalável que a educação conheceu em Portugal.  

São hoje visíveis os resultados dos esforços que Portugal fez ao longo de todo este tempo no sentido do crescimento das qualificações dos portugueses e do reconhecimento de que com mais educação podemos ter mais desenvolvimento e emprego de qualidade.  

Mas estes sucessos que hoje podemos saudar resultam da visão da lei de bases aprovada há trinta anos. Mas consideramos que se torna necessário fazer um alargado debate na sociedade sobre o que é que se pretende do futuro da educação no nosso país.  

No nosso entendimento torna-se essencial que esse debate seja o mais participativo possível e que atinja o maior consenso que for possível estabelecer, porque uma nova lei de Bases de educação e formação deverá ter uma durabilidade que dê confiança aos portugueses.  

Nesta data a FNE considera essencial que se introduzam na lei de bases do sistema educativo algumas alterações significativas nomeadamente no que diz respeito à duração do período de educação pré-escolar e ainda à promoção do Sucesso Escolar de todos, ao crescimento das qualificações profissionais de todos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, para além da valorização dos profissionais que asseguram o funcionamento diário do sistema educativo.  

A sociedade pode contar com a mobilização e empenhamento da FNE para que o nosso sistema educativo esteja dotado de uma lei de bases do sistema educativo que promova mais educação de qualidade e com equidade.


FNE, 14 outubro de 2016