FNE celebra V Dia Mundial do PAE com várias iniciativas
Comunicados

FNE celebra V Dia Mundial do PAE com várias iniciativas

A Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus três sindicatos de trabalhadores da educação do norte, centro e sul e regiões autónomas (STAAEZN, STAAEZC e STAAESRA) comemoram em 16 de maio de 2022, o V Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo (DMPAE), instituído pela Internacional da Educação (IE) em 2018.

As iniciativas decorrentes desta celebração vão dispersar-se por toda a semana (16 a 20 maio) e incluem visitas a várias escolas, para contactos com os seus Trabalhadores, com destaque para a participação de uma delegação da FNE, encabeçada pelo Secretário-Geral João Dias da Silva, numa ação às 10h30 na Sede do Agrupamento de Escolas São Gonçalo, em Torres Vedras, que inclui o hasteamento da bandeira "Funcionários de Escola também educam", visita à escola e encontro com a Direção deste estabelecimento de ensino.

Segue-se às 12h00 uma visita ao Colégio Avião de Papel e depois, pelas 14h30, a delegação da FNE será recebida pelo Vereador para a Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Nélson Aniceto, para uma conversa sobre as condições do ensino na zona, seguindo-se a participação de vários dirigentes de Sindicatos da FNE no webinário "Trabalho Digno para o Pessoal de Apoio Educativo, Já!", promovido pela IE, para marcar este dia e que conta com interpretação para português.

A FNE vai ainda realizar, entre as 21h e as 22h, um webinário com o tema "A contratação coletiva nos setores privado e social", que vai contar com o Vice-Secretário-Geral da FNE, José Ricardo Coelho, como orador e Cristina Ferreira, Presidente do STAAESRA, na moderação.

Ao longo da semana serão vários os atos de hasteamentos de bandeiras, assim como de contacto de proximidade com os trabalhadores de escolas de todo o continente e ilhas.

A comemoração do Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo - PAE (ou Pessoal não docente, como é designado legalmente em Portugal), vem reconhecer, a nível mundial, o papel imprescindível destes profissionais nas escolas e comunidades educativas, não obstante a sistemática desvalorização e falta de reconhecimento do seu trabalho.

A FNE não desiste de lutar pela justiça dos direitos do PAE, assim como pelo reconhecimento dos conteúdos funcionais específicos destes trabalhadores da Educação e o restabelecimento das suas carreiras especiais, que continuam a ser objetivos das suas reivindicações. A FNE persiste na luta pelo papel e dignificação destes Trabalhadores, quer no setor público, quer no setor privado e social, pois estes já provaram ser um dos pilares que sustentam o nosso sistema educativo.

Seja qual for o futuro do PAE no universo da educação, uma certeza temos por absoluta: a de que a FNE e os seus três sindicatos de PAE (STAAE Zona Norte, Zona Centro e Sul e RA) terão todo o orgulho em fazer parte dele e em dar a sua contribuição para desbravar os desafios da educação.

A FNE e os seus STAAE's participaram na reunião da IE que assinalou o primeiro Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo, em 16 de maio de 2018, em Bruxelas, e organizaram em Mafra, Portugal, um programa comemorativo especial na segunda edição de maio de 2019, que contou com a presença da norueguesa Haldis Holst, Vice-Secretária-Geral da IE. Em 2020 e 2021, devido à pandemia, as comemorações da FNE decorreram online, com programas conjugados com as redes sociais.

 Programa - 16 maio de 2022

10h30 - Hasteamento de bandeira, visita e reunião de delegação da FNE com a Direção do Agrupamento de Escolas São Gonçalo, em Torres Vedras.

12h - Visita ao Colégio Avião de Papel, Torres Vedras.

14h30 - Reunião com Vereador da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

15h/16h - Webinário organizado pela Internacional da Educação.

21h/22h - Webinário FNE - "A contratação coletiva nos setores privado e social".

 

 

Porto, 13 de maio de 2022

A Comissão Executiva da FNE

Voltar ao topo