FNE apresenta Roteiro para a Legislatura 2022-2026 ao PAN

4-1-2022

FNE apresenta Roteiro para a Legislatura 2022-2026 ao PAN

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne amanhã, quarta-feira, 5 de janeiro, pelas 14h30, com o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), em regime de videoconferência.

Neste encontro, a FNE pretende apresentar ao PAN, o “Roteiro para a Legislatura 2022–2026”, com os problemas e propostas da federação para os próximos quatro anos de governação, no seguimento do que já fez com o PS e PSD.

Através do roteiro, a FNE manifesta a sua total disponibilidade para o diálogo, partilha de opinião e de expetativas em relação ao desenvolvimento das políticas educativas e das condições de trabalho de todos os profissionais da educação nas escolas na próxima legislatura, destaca as suas maiores preocupações relativas às políticas de Educação que o futuro Governo tem que ter em conta  e demonstra a sua disponibilidade para um diálogo sério, efetivo e regular, que permita ultrapassar os grandes constrangimentos do setor.

O documento apela também a uma maior participação das organizações sindicais no processo de decisão, destacando a valorização do diálogo e da concertação social como forma decisiva de valorização das próprias carreiras de todos os profissionais da educação.

A reunião com o PAN insere-se num conjunto de iniciativas que a FNE está a levar a cabo com os Partidos políticos representados na Assembleia da República, de forma a apresentar a todos o “Roteiro para a Legislatura 2022-2026”, com o qual espera desbloquear os vários desafios existentes no sistema educativo, envolvendo alunos, educadores, professores e trabalhadores não docentes.

Porto, 4 de janeiro de 2022

A Comissão Executiva da FNE