Docentes e não docentes do ensino superior devem ser vacinados

22-3-2021

Docentes e não docentes do ensino superior devem ser vacinados

A Federação Nacional da Educação (FNE) reitera junto do Governo a obrigação da vacinação em Educação incluir os docentes e não docentes do ensino superior, evitando assim que nenhum setor de ensino fique excluído do processo.

Foi ainda antes do início do ano escolar que a FNE e os seus sindicatos apresentaram, junto do Ministério da Educação (ME), a reivindicação e insistência na necessidade de se vacinarem todos os trabalhadores da educação, docentes e não docentes, nos estabelecimentos de ensino.

Entretanto, o Governo lançou o processo de vacinação de docentes e não docentes dos ensinos básico e secundário, faltando agora que também os trabalhadores da educação do ensino superior sejam incluídos.

Só com a vacinação de docentes e não docentes de todos os graus de ensino se pode garantir o necessário clima de segurança e confiança no regresso ao ensino presencial. O que não invalidará a necessidade de adotar em todas os estabelecimentos de ensino os restantes procedimentos, regras e condições de preservação da saúde pública, em relação aos quais não deve haver recuo.

Entendemos assim fundamental que se adote, o mais breve possível, a decisão de rápida vacinação de docentes e não docentes do ensino superior.

Porto, 22 de março de 2021

A Comissão Executiva da FNE