VIII Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP - A Escola como foi, como está a ser... e como será?

2-6-2020

VIII Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP - A Escola como foi, como está a ser... e como será?
É já no próximo dia 6 de junho de 2020 que se realiza a VIII Convenção Nacional da FNE (Federação Nacional da Educação), CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), à volta do tema “A Escola como foi, como está a ser...e como será?”, este ano e de forma excecional em formato webinar.

Deste modo, Professores, Pais, Diretores e Alunos voltam a unir-se, desta feita para uma iniciativa digital, que pretende contribuir para ajudar a determinar o caminho das escolas num presente já cheio de novos desafios, assim como para um futuro em busca de respostas educativas apropriadas, no período pós-pandemia COVID-19.

João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, Jorge Ascenção, Presidente do Conselho Executivo da CONFAP e Filinto Lima, Presidente da ANDAEP, são os oradores convidados do webinar da VIII Convenção, que contará também com a participação de um grupo de alunos.

Garanta aqui a sua inscrição


ORADORES

João Dias da Silva
Secretário-Geral @FNE
Licenciado em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Exerce funções docentes desde janeiro de 1973. Foi Presidente de Conselhos Diretivos entre 1980 e 1994. Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Zona Norte desde 16 de outubro de 1998 até abril de 2014. Presidente da UGT entre 2004 e 2009. Membro do Conselho Económico e Social entre 2004 e 2013; Membro do Conselho Permanente de Concertação Social entre 2004 e 2009. Representante dos trabalhadores portugueses no Plenário do Comité do Diálogo Social Europeu da Educação desde 2010. Secretário-Geral da Federação Nacional da Educação - FNE, desde 2004. Presidente da Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho -  AFIET.

Jorge Ascenção
Presidente @CONFAP
Licenciado em Gestão Financeira pelo Instituto de Contabilidade e Administração do Porto. Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão - conclusão curricular – Faculdade de Economia do Porto. Pós-graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, Universidade Católica do Porto. Pós-graduação e Sistema Integrados de Gestão – Universidade Fernando Pessoa. Presidente do Conselho Executivo da CONFAP. Membro do Conselho Nacional da Educação. Vereador na Câmara Municipal de Gondomar. 

Filinto Lima

Presidente @ANDAEP
Licenciado em Direito, professor, detém pós graduação em administração e gestão escolar, membro do órgão conselho executivo/direção executiva há 25 anos, 18 dos quais como presidente/diretor. É Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia (Prémio de Escola 2012 - Mérito Institucional, Louvor n.º 272-C/2013), piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Integrou durante 2 mandatos o Conselho das Escolas (órgão consultivo do Ministério da Educação) e é Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Colaborador assíduo do Público, TSF, Jornal de Notícias e outras publicações, com artigos sobre Educação. Autor e co autor de dois livros: “Memórias de Um Presidente de Conselho Executivo” e “Movimento Associativo – Um Património de Oliveira do Douro”.