Tempo de Antena da UGT | 20 de Dezembro 2023

21-12-2023

Tempo de Antena da UGT | 20 de Dezembro 2023
Reveja a participação do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, no Tempo de Antena da UGT Portugal, transmitido hoje na RTP1.



A FNE pede a vossa atenção para algo que nos importa a todos: a educação em Portugal. Um tema crucial que molda o futuro dos nossos jovens e o desenvolvimento do nosso país. 

E por isso mesmo é tempo de refletirmos sobre:

- os problemas que temos vindo a assistir;
- os desafios que enfrentamos;
- e as soluções que devem ser rapidamente encontradas.

Em Portugal, os desafios na educação são inúmeros:

Insegurança, indisciplina, violência, facilitismo, desorganização e desvalorização, não são apenas meras palavras, são barreiras que afetam a qualidade do ensino e comprometem o potencial de cada estudante e as condições imprescindíveis para uma educação de qualidade.

Juntos, podemos construir um sistema educativo que prepare os nossos jovens para os desafios do futuro. Um sistema que promova a igualdade de oportunidades e que valorize o trabalho incansável dos nossos professores, educadores, formadores e pessoal de apoio educativo, pelo que é essencial que as alterações introduzidas pela “Agenda do Trabalho Digno” o sejam, de facto, para todos os trabalhadores, incluindo os que exercem a sua atividade na Administração Pública, e, dentro desta, no estratégico setor da Educação.

Para a FNE é indisfarçável a detioração das condições de trabalho a que os trabalhadores da Educação têm sido sujeitos nas últimas duas décadas. A desvalorização da sua insubstituível importância social, a desvalorização dos seus salários, o não investimento em carreiras dignas.

Para a FNE são os profissionais de Educação, que garantem a formação de qualidade aos profissionais que num FUTURO próximo o país terá disponíveis para a sua atividade geradora de riqueza.

Assim, continuaremos a bater-nos por alcançar a real dignificação da atividade laboral no setor da Educação, pela dignificação das condições de trabalho e, inquestionavelmente, pela dignificação das PESSOAS que exercem essa atividade. 

A FNE exercerá sempre o poder que lhe é conferido pelos trabalhadores que representa, dentro daqueles que são os seus princípios absolutos de profundo respeito pelos processos negociais, aos quais dará sempre prioridade e preferência, não se abstendo de usar todas as formas de luta que legalmente lhe são colocadas ao dispor.

Apelamos para que numa nova legislatura se coloque a educação no topo das prioridades. É hora de investir na formação e desenvolvimento das carreiras dos professores e do pessoal de apoio educativo, garantir condições dignas de trabalho nas nossas escolas.

O futuro de Portugal começa na escola.

Unamo-nos para construir um sistema educativo de qualidade, forte e inclusivo.


Pedro Barreiros

Secretário-Geral da FNE