Professores do EPE vão ver reparadas algumas injustiças

30-6-2015

Professores do EPE vão ver reparadas algumas injustiças
Em reunião realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, realizada a 29 de junho, a FNE conseguiu assegurar que no próximo ano letivo os professores do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) vejam concretizadas algumas das suas reivindicações nomeadamente, as que dizem respeito às condições em que desempenham a docência.

No encontro, foi possível chegar a entendimento relativamente à limitação do número de anos de escolaridade a atribuir a cada professor, com a tutela a assumir o compromisso de que no próximo ano letivo serão reduzidas, ou até eliminadas, as turmas mistas. No caso das situações em que não for possível eliminar as turmas mistas, os professores serão compensados e terão o seu horário letivo reduzido.

Outro ponto positivo desta reunião foi o resultado obtido relativamente à mobilidade por motivo de doença, com a tutela a assegurar que aos professores do EPE será permitido usar este instrumento, tal como já acontece com os restantes professores a lecionar em Portugal.

Relativamente à situação salarial dos professores na Suiça, questão que motivou recentemente duas greves, não se registou qualquer avanço, com a tutela a argumentar não ter disponibilidade financeira para minimizar a situação altamente precária dos salários dos professores na Suíça. No que diz respeito a esta questão ficou apenas o compromisso de, em breve, ser analisada uma alteração do processo de tributação destes docentes, de modo a encontrar uma forma de os compensar dos efeitos negativos da correção cambial.