FNE e AFIET celebram Dia Mundial da Árvore e da Floresta

21-3-2023

FNE e AFIET celebram Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Celebramos hoje o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. É uma data que se celebra à escala global e tem como objetivo relembrar-nos a importância da natureza e da sensibilização de todos para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

As florestas têm um papel fundamental na regularização do ciclo hidrológico e na proteção dos solos face à erosão. Elas são importantes ecossistemas que suportam uma rica biodiversidade. Para além da produção de oxigénio que lhes está associada, elas são consideradas como importantes na absorção de dióxido de carbono, permitindo contrabalançar parcialmente o efeito de estufa, gerando alterações climáticas cada vez mais dramáticas à escala global.

No entanto, por todo o Planeta, as florestas naturais desaparecem a um ritmo vertiginoso, dando lugar a processos de erosão e desertificação, que são acompanhados de uma perda de biodiversidade sem paralelo.

Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%.

A média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a pouco mais de meio hectare. Sabemos que estes números são influenciados por fatores como o aumento populacional, mas sem dúvida que o desmatamento das florestas tem sido um fator determinante para a queda per capita da floresta.

Se a destruição das florestas permanecer no ritmo a que hoje se encontra, dentro de meio século não teremos florestas tropicais originais.

Temos a obrigação de vermos a floresta como uma questão e um problema comum. E ao vermos esta obrigação como um problema comum, é fundamental o envolvimento de cada um de nós, não só enquanto cidadãos mas também enquanto profissionais da educação, para promover uma cidadania ambiental e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta e pela árvore, em todas as suas dimensões.

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação Para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) e todos os seus Sindicatos filiados associam-se a esta data e, deste modo, queremos associar-nos à floresta portuguesa, enquanto património natural e económico, que importa preservar e cuidar, plantando já hoje aquilo que podemos colher de bom no futuro.

Celebremos, cada um de nós, com um gesto, mesmo que simbólico, este Dia da Árvore e da floresta.

Plante uma árvore, garanta o seu e o nosso futuro, o futuro do nosso planeta.

Declaração de José Ricardo Coelho, Vice Secretário-Geral da FNE sobre esta data