FNE discute com a DGAE alterações na BCE

18-5-2015

FNE discute com a DGAE alterações na BCE
A FNE vai reunir com a Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) para analisar os subcritérios da Bolsa de Contratação de Escola (BCE). A reunião está marcada para esta terça-feira, dia 19 de maio, pelas 14h00, e tem como objetivo discutir com os sindicatos os subcritérios que deverão presidir à próxima BCE.

Recorde-se que em setembro do ano passado a FNE foi muito critica relativamente ao regime de funcionamento da BCE e que levou à exigência de que, em nome da transparência, todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas divulgassem os subcritérios que tinham sido considerados nesse concurso.

Os problemas que a FNE identificou tinham fundamento, uma vez que se veio a demonstrar que havia necessidade de divulgar os subcritérios que as escolas estavam a utilizar e a ponderação que as escolas estavam a fazer relativamente a estes subcritérios.

Entretanto, a FNE reitera a sua discordância em relação ao mecanismo de BCE, considerando que, mesmo na formulação que a lei hoje lhe determina, não respeita os critérios que a FNE defende como inultrapassáveis, nomeadamente o respeito pleno pela lista graduada nacional para todas as vagas que ocorrerem ao longo de todo o ano letivo, e enquanto houver candidatos.