FNE apresenta em conferência de imprensa proposta para a criação de carreiras especiais dos Não Docentes

3-5-2016

FNE apresenta em conferência de imprensa proposta para a criação de carreiras especiais dos Não Docentes
A Federação Nacional da Educação (FNE) realiza no dia 5 de maio, pelas 11h00, em Lisboa, uma conferência de imprensa para apresentar publicamente a proposta para a criação de carreiras especiais para os trabalhadores não docentes, tendo em conta a especificidade das suas funções nas nossas escolas.
 
Os funcionários das escolas também educam e assumem um importante e fundamental papel, que tem sido sistematicamente ignorado pelos sucessivos governos.
 
As escolas, nos últimos anos, têm funcionado com recurso a um número muito elevado de trabalhadores em regime de contratos de emprego e inserção - CEI´s, o que é inaceitável.
 
As escolas não são serviços públicos convencionais, uma vez que o trabalho direto com os alunos exige profissionais competentes, qualificados e devidamente reconhecidos. 
 
A ausência de carreiras específicas para estes trabalhadores é uma realidade que tem provocado um impacto muito negativo nas nossas escolas.
 
Para inverter esta situação, a FNE construiu uma proposta e pretende que seja aberto rapidamente um processo negocial com o Governo, com vista a este reconhecimento.
 
Esta conferência de imprensa será também uma oportunidade para apresentar iniciativas futuras que vão assinalar o desenvolvimento do processo negocial.