Ensino Superior em debate

3-4-2019

Ensino Superior em debate
A Federação Nacional da Educação (FNE) promoveu esta tarde, nas suas instalações em Lisboa, um encontro em que foram abordados alguns dos principais desafios e também questões a que a sociedade e a FNE têm de responder quanto ao futuro do Ensino Superior em Portugal.

Esta reunião contou, entre outros, com a presença do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, da Vice-Presidente do SDPGL (Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa), Maria José Rangel, do Vice-Presidente do SDPSul (Sindicato Democrático dos Professores do Sul), Paulo Fernandes e dos professores do Instituto Politécnico de Viseu, José Luís Abrantes e Bruno Morgado Ferreira. O encontro centrou-se na intenção de reforçar a intervenção ao nível do Ensino Superior, definindo modalidades de intervenção em nome dos docentes e não docentes deste setor de ensino.

É objetivo da FNE, com este grupo de trabalho, lançar as bases para o reforço do pensamento sobre o Ensino Superior, sabendo o quanto o seu papel é decisivo, em termos de construção de uma sociedade mais desenvolvida e mais justa, pelo que deve estar orientada por uma forte preocupação de equidade.

Estiveram então em cima da mesa neste primeiro debate várias matérias, como a caracterização e rede do Ensino Superior; o acesso e oferta formativa; a questão do financiamento do Ensino Superior e investigação que, segundo a FNE, deve merecer da sociedade uma forte atenção pois é fundamental dotar o setor com recursos que proporcionem formação de nível superior, alargando assim a base social de recrutamento para o Ensino Superior; a necessidade de avaliação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e sobretudo da sua aplicação; as injustiças detetadas no desenvolvimento de carreiras dos docentes deste setor; e também a chamada 'zona branca' de contratação coletiva que continua a existir no âmbito do ensino privado e que a FNE regista negativamente e que entende que deve ser corrigida.

A FNE vai prosseguir este debate com novas iniciativas e ações que oportunamente serão divulgadas.