CNE - Estado da Educação 2024

13-12-2025

CNE - Estado da Educação 2024
O Conselho Nacional de Educação divulgou o relatório Estado da Educação 2024 (EE 2024) cujos principais propósitos consistem em contribuir para que se compreendam os atuais desafios da educação e se possam perspectivar medidas de política que promovam a equidade, a qualidade e a inovação.

O Estado da Educação 2024 é constituído por duas partes. Na primeira - Uma Panorâmica do Sistema Educativo – apresentam-se os principais indicadores da educação e formação em Portugal, tecendo considerações de natureza analítica e interpretando o seu significado no âmbito das políticas públicas de educação. está organizada em três capítulos. O primeiro, Condições para a Educação e Formação, inclui os Recursos Humanos Docentes e Não Docentes; os Recursos Financeiros; a Descentralização e Educação; e o Serviço Educativo. O segundo, População Discente, inclui um Retrato Global; a Distribuição dos Inscritos; e aborda Desigualdades e Equidade. O terceiro, Resultados do Sistema, inclui a Certificação e Desempenho; e a Qualificação e Emprego.

A segunda parte - Reflexões para o Desenvolvimento das Políticas Educativas – aborda quatro temas de grande relevância para o desempenho do sistema educativo: a) Inclusão: Ninguém Pode Ficar Invisível; b) Aprender ao Longo da Vida para uma Sociedade Mais Democrática e Competente; c) Uma Escola com
Futuro; e d) As Autarquias e a Transformação da Escola e da Educação.

Consulte aqui a versão integral do Estado da Educação 2024 - CNE



Leia aqui a introdução do documento EE2024 da autoria do Presidente do CNE, Professor Domingos Fernandes