Webinar "A Formação de professores - inicial, contínua especializada; da lógica original do ECD às sucessivas mudanças introduzidas/aplicadas e o desafio para o futuro"

20-10-2020

Webinar
A Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem no dia 2 de novembro 2020, englobado no Fórum FNE 2020, o webinar "A Formação de professores - inicial, contínua especializada; da lógica original do ECD às sucessivas mudanças introduzidas/aplicadas e o desafio para o futuro", que vai contar com dois oradores convidados: Rui Eduardo Trindade Fernandes (Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - CCPFC) e José Sales (Vice-Reitor para o Ensino, Formação e Organização Académica da Universidade Aberta). Pedro Barreiros (Vice-Presidente da Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho – AFIET) e Paulo Fernandes (Secretário Executivo da FNE) serão os moderadores desta conversa.

Vivemos um momento crucial para o sistema educativo, uma vez que a pandemia pode funcionar como um  "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta, entre os vários 'atores' da educação, sobre questões que afetam o futuro do sistema e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar para todos.

No ano em que o Estatuto da Carreira Docente (ECD) comemora os seus 30 anos, e que questões como o reposicionamento de carreira continuam na ordem do dia, procuramos neste seminário entender se 30 anos e 17 revisões depois, o ECD permanece um marco de referência e um instrumento apropriado na educação e formação no século XXI. Passam alguns dos grandes desafios do ECD por cumprir a tão desejada valorização da carreira, das condições de vida e de trabalho e por uma profissionalidade docente justa e digna, capaz de responder aos desafios presentes e do futuro? Estas e muitas outras questões vão estar em debate no próximo dia 2 de novembro, pelas 17h.

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_EUR7PE-wSEe9C4qVzKppAQ

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.


Oradores do Webinar:


Rui Trindade
Possui o curso do Magistério Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Crianças, sendo Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como membro integrado do Centro de Intervenção e Investigação Educativas (CIIE) da mesma instituição. As suas áreas de interesse, como investigador e autor de livros e artigos, relacionam-se com a organização e a gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contextos escolares, a formação inicial e contínua de professores ou a pedagogia no ensino superior. Foi consultor do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, que se desenvolveu em 2017/2018. Atualmente, é presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para além de ser membro do Conselho de Gestão quer do «Centre for Educational Research and Innovation» (CERI) da OCDE, quer do Instituto de Avaliação Educativa (IAE), de Portugal.

José das Candeias Sales
É Vice-Reitor para a área do Ensino, Formação e Organização Académica da Universidade Aberta – UA, desde 2019. Foi Pró-Reitor da UA para a Aprendizagem ao Longo da Vida e Extensão Cultural, de 2011 a 2019. É Professor Associado com Agregação do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DGSC) da UA, com Agregação em História - História Antiga, no domínio da Egiptologia. Desenvolve os seus trabalhos na área da História Antiga – domínio Egiptologia, tendo vários livros, capítulos de livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, distribuindo-se a sua produção científica pelos seguintes domínios: Mitologia, Religião e Religiosidade dos antigos Egípcios; Ideologia, Propaganda e Legitimação do poder no Egipto; Urbanisno, Arquitectura e Recuperação Patrimonial no Egipto faraónico e Receção do Egipto antigo. Desde 1994, como docente da UA, tem desenvolvido a sua atividade profissional na área da formação e educação a distância.


Moderadores:

Pedro Barreiros (Vice-Presidente da Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho – AFIET)

Paulo Fernandes
(Secretário Executivo da FNE)