António Nóvoa no Webinar “E agora, professores?”

1-10-2020

António Nóvoa no Webinar “E agora, professores?”
No próximo dia 5 de outubro de 2020, entre as 17 e as 18h30, a Federação Nacional da Educação, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Professor de 2020, organiza o webinar “E agora, professores?” que vai contar com o Professor Doutor António Nóvoa como orador e com João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE e Álvaro Almeida dos Santos, Presidente da Assembleia-Geral da ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas) como moderadores da conversa.

“Como reinventar o modelo escolar, tal como o conhecemos nos últimos 150 anos? O quadro-negro é inútil? Não. Nada substitui uma boa lição. Quer isto dizer que, a partir de agora, tudo será digital? Não. Nada substitui um bom professor. Em educação, a covid-19 não trouxe nenhum problema novo. Mas revelou as fragilidades dos sistemas de ensino e do modelo escolar.

Acreditar que nada vai mudar ou que tudo vai mudar rapidamente são duas ilusões igualmente absurdas. Em educação, as mudanças são sempre longas, fruto do trabalho de várias gerações.

Mas a questão essencial nunca é sobre os instrumentos, é sempre sobre o sentido da mudança. Duas perguntas principais marcam o ritmo das interrogações pedagógicas do nosso tempo: como construir um ambiente educativo estimulante? Como entrelaçar o trabalho educativo dentro e fora das escolas? À primeira pergunta responde-se com a metáfora da biblioteca. À segunda pergunta responde-se com a metáfora da cidade.”

António Nóvoa

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.

Orador do Webinar:

António Nóvoa
Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Foi Reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013.
É Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e Doutor em História pela Universidade de Paris IV-Sorbonne.
Atualmente, é Embaixador de Portugal junto da UNESCO.

Moderadores:

João Dias da Silva (Secretário-Geral da FNE)

Álvaro Almeida dos Santos (Presidente da Assembleia Geral da ANDAEP)