Sessenta jovens universitários debatem em Miranda do Corvo o país e a Europa

31-8-2016

Sessenta jovens universitários debatem em Miranda do Corvo o país e a Europa
Seis dezenas de jovens das principais universidades portuguesas vão discutir, em Miranda do Corvo, temas da atualidade no país e na Europa, no âmbito do II Encontro Nacional do Debate Competitivo, que decorre entre os dias 1 e 4 de setembro. 
 
Promovido pela Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra, a iniciativa oferece aos participantes várias horas de formação em técnicas de debate e áreas do conhecimento e inclui diversos debates sobre assuntos fraturantes na sociedade atual.
 
O II Encontro Nacional do Debate Competitivo junta 60 estudantes universitários das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa e Algarve, com o objetivo de promover a capacidade de análise, espírito crítico, desenvolvimento de ideias, capacidade argumentativa e o espírito de tolerância.
 
Neste tipo de atividade, que segue o modelo do Parlamento Britânico, cada debate tem quatro equipas de duas pessoas, que se defrontam sobre uma moção anunciada 15 minutos antes do início, em que os participantes discursam alternadamente durante sete minutos.
 
Duas equipas defendem o tema e as outras opõem-se, num debate em que apenas uma sai vencedora, após decisão do painel de "adjudicadores mais experientes", que analisam e avaliam as equipas intervenientes.
 
O II Encontro Nacional do Debate Competitivo realiza-se pelo segundo ano consecutivo em Miranda do Corvo, com o apoio do município, concentrando a maioria das atividades na Escola José Falcão.

Com Lusa