Formação para Professores em Educação para o Empreendedorismo

18-6-2015

Formação para Professores em Educação para o Empreendedorismo
A Betweien irá desenvolver uma ação de formação de “Formação para Professores em Educação para o Empreendedorismo”, formação acreditada e certificada pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

 É notória a relevância que o empreendedorismo pode assumir no desenvolvimento das competências de um aluno, desde que incentivado desde os primeiros anos de escolarização.

Em Portugal, a promoção da educação para o empreendedorismo no sistema educativo, ou seja, nos ensinos básico e secundário, deve ser desenvolvida através da conceção/implementação/implantação de programas direcionados para o efeito a serem integradas/associadas nas/às estruturas curriculares ou de modo extracurricular. A realidade é que ainda estamos longe de atingir patamares satisfatórios a este respeito. No sentido de colaborar para inverter esta tendência a Betweien realiza esta ação de formação com base na identificação prévia e objetiva das necessidades de formação e dos interesses dos formandos. Com este curso pretende-se atingir os seguintes objetivos:

  • Apresentar a relevância do desenvolvimento da atitude empreendedora;
  • Apresentar quais os referenciais científicos de apoio ao empreendedorismo;
  • Demonstrar a justificação conceptual da educação para o empreendedorismo; 
  • Apresentar a diferença entre empreendedorismo, educação para o empreendedorismo e formação para o empreendedorismo; 
  • Apresentar a diferença entre “Espírito Empreendedor”, “Cultura Empreendedora”, “Atitude Empreendedora” e “Intra-Empreendedorismo”; 
  • Apresentar as competências que resultam no perfil empreendedor; 
  • Sensibilizar os implicados para o desenvolvimento da atitude empreendedora; 
  • Promover a adoção de metodologias de aprendizagem que promovam a adoção da atitude empreendedora; 
  • Apresentar metodologias de aprendizagem ativas, centradas no aluno e baseada em projeto; 
  • Demonstrar a relevância das TIC no desenvolvimento da atitude empreendedora;
A formação será desenvolvida tendo como base metodologias de ensino-aprendizagem predominantemente ativas, centradas no formando e na sua participação. A componente teórica será sempre intercalada com exercícios práticos de aplicação dos conceitos abordados. O formando é elemento participante e fundamental no desenvolvimento da ação. As ações serão fundamentalmente teórico-práticas e práticas, sendo toda a componente teórica contextualizada por exercícios de carácter prático.

Para esta ação de formação propõe-se 25h de formação presencial.

A iniciativa terá lugar no próximo de 1 de julho, no Centro de Formação Braga/Sul, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga.