FNE e UGT presentes na Assembleia da República no voto de pesar por Manuela Teixeira

29-9-2023

A FNE e a UGT marcaram presença esta manhã na Assembleia da República onde foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PSD pela morte de Manuela Teixeira, primeira Secretária-Geral da FNE e antiga Presidente da UGT.

No texto levado à votação pelo PSD, Manuela Teixeira foi recordada como uma "lutadora incansável" e "figura incontornável do sindicalismo", sendo ainda sublinhado ainda que "a Assembleia da República transmite à família, amigos de Manuela Teixeira, bem como ao movimento sindical democrático as suas mais sinceras condolências, evocando a memória de uma lutadora incansável e uma figura incontornável sindicalismo em Portugal".

"Manuela Teixeira foi um exemplo para todos, sobretudo no movimento sindical docente e mormente na presente conjuntura em que os docentes atravessam período particularmente adverso enfrentam um processo de luta sindical difícil e demorado. De facto o exemplo de Manuela Teixeira, enquanto líder sindical e defensora de uma negociação dura mas prepositiva, não pode deixar de ser relembrado", salienta ainda o mesmo texto.

Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, acompanhado pela Vice-Secretária-Geral, Josefa Lopes e pela Secretária-Nacional, Maria José Rangel compuseram a delegação da FNE que esteve presente nas bancadas do hemiciclo, onde também marcou presença a antiga presidente do SDPGL, Conceição Alves Pinto. A UGT fez-se representar por Soraia Duarte, Secretária-Geral Adjunta da Central Sindical e pelo antigo Secretário-Geral, João Proença.