O projeto Escolas Solidárias Fundação EDP é uma iniciativa de âmbito nacional dirigida às escolas públicas e privadas, do 2ª ciclo ao secundário. E que, desde 2010, já envolveu 430 escolas e no qual, só no ano letivo 2014/15, participaram mais de 19 mil alunos e professores de todo o país.
Escolas Solidárias Fundação EDP é um movimento de cidadania ativa nas escolas, alicerçado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sem caráter competitivo, não colide com outros programas solidários já adotados pelas escolas; pelo contrário, é agregador dessas boas práticas. Cada escola define as áreas em que deve intervir, cria uma ou mais equipas e estabelece o seu plano de ação.
É objetivo maior criar as condições para que cada escola, e nela cada professor, e com ele cada aluno, tenha as ferramentas certas para intervir: diagnosticar a sua comunidade e o que nela precisa de mudar; programar a transformação; angariar os parceiros e apoios; comunicar entre colegas, entre turmas, entre escolas e entre agrupamentos - comunicando para o país, que é possível mudar.
Criado para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Escolas Solidárias Fundação EDP lança, em cada ano letivo, os grandes desafios que o planeta enfrenta e aos quais podemos dar resposta nas comunidades onde vivemos:
erradicar a pobreza e a fome;
promover a sustentabilidade económica;
garantir mais Educação, melhor Saúde;
cuidar das comunidades mais vulneráveis;
promover a inclusão de todo o ser humano;
fomentar a sustentabilidade ambiental;
apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo.