Dia do Ensino Profissional – 3 de junho

23-5-2016

Dia do Ensino Profissional – 3 de junho
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove, no dia 3 de junho, a celebração do Dia do Ensino Profissional (entendendo-se por ensino profissional qualquer modalidade de educação e formação conferente do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações).
Para este dia, propõe-se a execução de uma série de atividades que envolvam todos os que direta ou indiretamente intervêm no desenvolvimento destas modalidades educativas e formativas ou beneficiam das mesmas.
O envolvimento das instituições de ensino/formação nas atividades deste dia poderá ser concretizado de várias formas:
  • mediante a presença, de alunos de escolas/entidades formadoras, nas atividades agendadas para este dia, no Centro Desportivo Nacional do Jamor (Oeiras): participação num Rally das Qualificações, nas atividades integradas no Passaporte do Ensino Profissional e na realização de uma coreografia do Ensino e Formação Profissional;
  • mediante a recriação, nos espaços de cada instituição de ensino/formação de estas ou de outras atividades, da autoria dos próprios estabelecimentos escolares, que se associem aos objetivos do Dia.
Com estas iniciativas pretende-se criar uma cultura de ensino profissional, composta por valores como dinamismo, empreendedorismo, pró-atividade e competitividade (saudável) - características marcantes das modalidades profissionalizantes e valorizadas pelo mercado de trabalho - e, deste modo, promover socialmente todas as modalidades educativas e formativas de nível secundário que garantem uma dupla certificação (escolar e simultaneamente profissional).

Para mais informações