11-5-2023
Termina amanhã a greve que se iniciou no distrito do Porto, a 17 de abril, e que percorreu todo o país, distrito a distrito, com um nível de adesão muito significativo, na ordem dos 80%.
Como tal, esta greve distrital inicia-se, como todas até então, com um primeiro momento de concentração, às 12:00 horas, em frente à Escola Artística António Arroio. Esta escola foi escolhida por tardar uma obrigação legal do ME, que é a aprovação de um concurso de vinculação extraordinário dos docentes que ali exercem funções, bem como na Soares dos Reis, no Porto, e a aprovação de um regime específico de concursos para aqueles docentes. Esta concentração terá, por isso, os objetivos das que se realizaram nos dias anteriores, mas, também, o protesto dos docentes daquela escola pelos motivos que se referiram.
Às 15:00 horas, a concentração será no Rossio e nela se anunciará a próxima ação de luta, que, mais uma vez, percorrerá o país ainda antes da greve prevista para 6-6-23.
Nesta concentração, às 15:00 horas, as organizações sindicais:
- Farão o balanço da greve por distritos e uma breve apreciação do diploma de concursos publicado no início da semana;
- Confirmarão a sua determinação em concretizarem o plano de lutas previsto até final do ano letivo, que contará com uma nova ação a iniciar a 22 de maio;
- Reafirmarão as posições que levarão à reunião de negociação suplementar que se realizará a 15 de maio, pelas 17:00 horas, no ME.
Lisboa, 11 de maio de 2023
As organizações sindicais,
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
Categorias
Destaques