Novo CCT da FNE abrilhanta Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo

9-5-2022

Novo CCT da FNE abrilhanta Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo

A FNE e os seus três sindicatos de Trabalhadores da Educação do norte (STAAE-ZN), centro (STAAE-ZC) e sul e regiões autónomas (STAAESul e RA), organizam no próximo dia 16 de maio do corrente ano, entre as 21h e as 22h, o webinário "A contratação coletiva nos setores privado e social", englobado nas celebrações do V Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo (DMPAE).

O webinário conta com o Vice-Secretário-Geral da FNE, José Ricardo Coelho, como orador e a Presidente do STAAE Sul e RA, Cristina Ferreira, na moderação.

O objetivo do webinário é o de analisar, compreender e divulgar o Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) do Ensino Particular, Cooperativo e Profissional para 2022-2024, já publicado no Boletim do Trabalho de Emprego nº 17, de 8 de maio de 2022, após um processo negocial, que se estendeu por três meses, entre a FNE e a CNEF (Confederação Nacional de Educação e Formação).

O CCT apresenta fatores de grande valorização e vai abranger 600 escolas e 32 mil trabalhadores docentes e não docentes.

O Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo foi instituído pela Internacional da Educação em 16 de maio de 2018, em prol do papel imprescindível que todos os Trabalhadores da Educação das escolas públicas e privadas desempenham nos seus sistemas educativos.

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem o webinário através da plataforma Zoom.

Inscreva-se aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_PgkXDbdHRRmBtkMYe8Z6og

Orador
: José Ricardo Coelho
Vice-Secretário-Geral da FNE e Vice-Secretário-Geral da FESAP (Federação Sindical dos Trabalhadores da Administração Pública). Conselheiro do Conselho Económico e Social (CES) e membro do Conselho Consultivo Regional do Centro do IEFP. Natural de Moçambique, é professor do 1º ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul.

Moderadora: Cristina Ferreira

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é Presidente do STAAE Sul e Regiões Autónomas, um dos três sindicatos de Pessoal de Apoio Educativo da FNE. Cristina Ferreira tem desenvolvido, desde o ano 2000, junto dos trabalhadores de apoio educativo, órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, partidos políticos e órgãos autárquicos, ações diversas de sensibilização para a valorização e qualificação dos trabalhadores da educação. Nas suas palavras, a qualificação e valorização é fundamental para construção sólida de uma sociedade mais justa e equilibrada.