25 de novembro, na Régua: Comemoração do Dia Nacional do Trabalhador Não Docente

23-11-2017

A Federação Nacional da Educação e o Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares da Educação da Zona Norte, Centro, Sul e Regiões Autónomas comemoram no próximo sábado, dia 25 de novembro de 2017, das 13h às 18h, no AUDIR - Auditório Municipal de Peso da Régua, o Dia Nacional do Trabalhador Não Docente.

Será sob o tema 'Reestruturar as Carreiras, Dignificar a Educação' que irá versar a conversa que terá início às 14h30 com uma sessão de abertura onde as intervenções estarão a cargo da Mestre - Lígia Couto Teixeira Costa (Vice-Presidente do STAAE-ZN), do Dr. José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua e do Dr. Salvador Costa Ferreira (Diretor do Agrupamento Escolas Dr. João Araújo Correia).

Às 15h30, terá início a conferência que dá tema ao encontro (Reestruturar as Carreiras, Dignificar a Educação) que terá a participação da Dra. Cristina Ferreira do STAAE-Sul, do Prof. Doutor João Ramalho do STAAE-Centro e também do Dr. Jorge Manuel Ascenção, Presidente do CE da CONFAP, com este debate a ter moderação de Maria Balbina Soares Melo Rocha, Presidente da Mesa do Congresso do STAAE-ZN.

A sessão de encerramento está marcada para as 17h e terá como oradores a Dra. Lucinda Manuela, Presidente da UGT, João Dias da Silva (Secretário-Geral da FNE) e o Dr. Carlos Guimarães, Presidente do STAAE-ZN.

Novos desafios implicam novas escolhas. As exigências que os novos tempos colocam obrigam as escolas a estarem preparadas para enfrentar esses novos desafios, como sejam as tecnologias de informação e comunicação, as redes sociais, novos modelos de estrutura familiar, mobilidade profissional, migrações, entre outros.

É por isso necessário adequar as escolas ao século XXI. É preciso dar a alunos e famílias aquilo que esperam de uma 'nova escola': integração com as comunidades, organização diferente da atual, equipar as instalações de tecnologia e de profissionais de educação habilitados e motivados.

Os profissionais de educação não são apenas os professores, são também os profissionais de outras áreas imprescindíveis para a boa execução dos novos desafios que se levantam e dos projetos educativos das escolas.

Os participantes estarão disponíveis no final da conferência para declarações à comunicação social.

Porto, 23 de novembro de 2017