STAAE Sul e Regiões Autónomas celebra 33 anos

6-3-2024

STAAE Sul e Regiões Autónomas celebra 33 anos

O Sindicato dos Técnicos, Administrativos e Auxiliares de Educação Sul e Regiões Autónomas (STAAE Sul e RA) foi criado a seis de março de 1991, com o grande objetivo de se constituir como uma voz autorizada na defesa dos específicos interesses do Pessoal de Apoio Educativo (PAE).

Fundado e dirigido por conhecidos profissionais do sector, o STAAE Sul e RA pauta a sua atuação quotidiana no quadro do sindicalismo democrático, partilhando com inúmeras organizações sindicais um vasto património de princípios e de interesses que naturalmente o enquadram na Federação Nacional de Educação (FNE), a grande casa comum de todos os Trabalhadores da Educação, e na grande estrutura de topo que é a União Geral de Trabalhadores (UGT).

No STAAE Sul e RA estão representadas todas as carreiras e categorias do PAE, a designação da Internacional da Educação que abrange todos os trabalhadores conhecidos como não docentes, nas categorias de Auxiliares de Educação, Assistentes Operacionais e Administrativos, Técnicos e Técnicos Superiores.

Se, ao longo destes anos, alguma intervenção se destaca como uma grande e constante luta, tal é, sem sombra de dúvida, a melhoria do estatuto destes trabalhadores pelo que, quer como sindicato autónomo, quer como membro da FNE, o STAAE SUL e RA tem sempre estado envolvido em todas as negociações relativas ao Regime das Carreiras dos Trabalhadores da Educação.



O STAAE Sul e RA participou nas longas negociações com sucessivos governos, durante anos e anos, que culminaram com a histórica publicação do Decreto-Lei 515/99, de 24 de novembro, o qual, tão substancialmente, beneficiou a carreira destes profissionais, abrindo-lhes perspetivas promissoras de realização pessoal e profissional.

Lamentavelmente, circunstâncias de ordem vária permitiram que o Estado não se tenha portado como pessoa de bem, socorrendo-se de uma estratégia totalmente adversa aos interesses daqueles trabalhadores, tendo incorrido na revogação do referido dispositivo legal, substituindo-o pelo Decreto-Lei 184/2004 de 29 de julho, ainda parcialmente em vigor.

O STAAE Sul e RA prossegue a sua luta sindical pelo reconhecimento e valorização do PAE, por uma carreira e um estatuto dignos dos seus associados e pela tão necessária e urgente determinação dos conteúdos específicos para os trabalhadores que representa.