XIII Congresso da FNE elege novo Secretário-Geral

18-5-2023

XIII Congresso da FNE elege  novo Secretário-Geral
O XIII Congresso Nacional da FNE, de 20 e 21 de maio de 2023, vai marcar a saída do histórico João Dias da Silva, Secretário-Geral da federação desde 2004. O congresso realiza-se no Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, sob o lema “POR CARREIRAS DIGNIFICADAS E ATRATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”.

Cerca de 500 delegados, em representação dos milhares de sócios dos sindicatos da FNE, vão estar reunidos para a eleição dos novos membros dos órgãos sociais para o quadriénio 2023 -2027. Para além da eleição dos seus dirigentes e do novo Secretário-Geral, o congresso vai ainda definir as orientações estratégicas e a intervenção político-sindical para o próximo mandato.

O XIII Congresso Nacional da FNE vai analisar o Relatório de Atividades desenvolvidas no mandato 2018 - 2023 e proceder a uma revisão dos estatutos, procurando maximizar as condições de um bom funcionamento da federação.

David Edwards, Secretário-Geral da Internacional da Educação (IE), e Susan Flocken, Diretora europeia do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE - Região Europa da IE), farão intervenções em vídeo. Onze delegações estrangeiras provenientes de países da Associação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) e da Europa estão confirmadas no congresso.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Ribau Esteves, é um dos convidados nacionais.

A sessão de encerramento do XIII Congresso Nacional da FNE conta com a presença do Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão.

O programa está disponível para consulta em: