João Dias da Silva reeleito por mais quatro anos como Secretário-Geral da Federação Nacional da Educação

21-10-2018

João Dias da Silva foi hoje reconduzido por maioria absoluta como Secretário-Geral da FNE, pelos cerca de 500 delegados votantes, para o quadriénio 2018-2022, no XII Congresso da FNE, realizado em Aveiro.

Registaram-se ao longo dos dois dias as presenças do Deputado Alexandre Quintanilha, em representação do Presidente da Assembleia da República, dos deputados António Carlos Monteiro, do CDS-PP, e Porfírio Silva, do PS, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves e do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, para além de D.Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, este a propósito de uma campanha que a FNE vai lançar para recolha de fundos para a reconstrução de uma escola em Timor-Leste. Na sessão de encerramento, estiveram presentes delegações de vários sindicatos nacionais e internacionais.

O Congresso, entretanto, tinha já aprovado por unanimidade o Plano de Ação e a Moção de Estratégia para 2018-2022.

João Dias da Silva, no seu discurso de abertura no primeiro dia do Congresso reforçou que a ação da FNE nos últimos quatro anos ficou marcada por uma grande linha orientadora, o combate a todas as formas de austeridade e de precariedade, promovendo políticas educativas de qualidade com profissionais reconhecidos e valorizados, sendo que no encerramento as palavras do Secretário-Geral foram dirigidas à valorização da negociação coletiva "como espaço privilegiado de defesa dos direitos coletivos essenciais, e como o espaço de afirmação da natureza imprescindível dos sindicatos ao funcionamento da democracia. Não há democracia forte que não respeite os seus sindicatos".

Dias da Silva, pegando no lema do XII Congresso que hoje terminou, deixou o apelo aos congressistas: "Amanhã, para as nossas escolas, temos de levar uma mensagem de que os trabalhadores da Educação, Docentes e Não Docentes, podem acreditar na FNE, porque todos nós, juntos, vamos dar o nosso melhor por uma Escola Prestigiada, com Profissionais Valorizados", disse a finalizar.

Aveiro, 21 de outubro de 2018