FNE reúne com Rui Rio

21-12-2020

FNE reúne com Rui Rio

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima 4ª feira, 23 de dezembro, pelas 11h00, com o Presidente do PSD, Rui Rio, e os deputados social-democratas Firmino Marques e António Cunha, na sede do Partido no Porto (Rua Guerra Junqueiro, 64).

Após as reuniões com os Grupos Parlamentares do PEV, PSD, BE, PS e PCP, a FNE vai agora apresentar ao líder do Partido Social Democrata, um balanço do 1º período e as suas preocupações para o 2º período deste ano letivo.

Neste encontro vamos também denunciar o profundo silêncio do Ministro da Educação que ignorou até agora as propostas da FNE sobre as condições de desenvolvimento do ano letivo sofrendo-se hoje as consequências desta ausência de medidas apropriadas.

Ao contrário do que o Governo tem feito, é necessário dar voz às organizações sindicais que representam os docentes e não docentes e que a desvalorização do diálogo e da concertação social complicam ainda mais o caminho nesta já difícil conjuntura que vivemos.

Matérias como a situação dos milhares de alunos sem professores que abre uma ferida gravíssima no direito à educação e à igualdade de oportunidades para todos, a ausência de medidas adequadas para o desenvolvimento do ano letivo que, para ser presencial, exige medidas especiais que permitam a sua concretização em segurança assim como a organização do tempo de trabalho docente e a dotação dos técnicos especializados, dos assistentes técnicos e dos assistentes operacionais que assegurem o funcionamento de todos os serviços nas escolas, vão estar também em debate.

Estas reuniões inserem-se num conjunto de iniciativas que a FNE tem vindo a levar a cabo com os Partidos representados na Assembleia da República, de forma a manifestar preocupações com vários temas ligados às políticas de Educação que o Governo tem levado a cabo e demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar as perspetivas, atividades e objetivos para o setor.

No quadro destas iniciativas, os representantes da FNE estarão disponíveis para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social.

 

Porto, 21 de dezembro de 2020

A Comissão Executiva da FNE