FNE promove estudo por 'Melhores escolas com Trabalhadores Não Docentes valorizados, qualificados e reconhecidos'

5-6-2019

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai iniciar a realização de um estudo nacional dirigido aos Trabalhadores Não Docentes e aos Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas de todo o país, que visará o conhecimento mais aprofundado da situação destes trabalhadores, nos papéis que lhes são atribuídos, nas suas condições de trabalho e emprego.

Esta consulta sobre condições de trabalho dos Trabalhadores Não Docentes, com base num questionário, estará disponível online até ao dia 30 de junho.

Para além destes questionários, a FNE vai lançar um conjunto de entrevistas a direções de escola particularmente sobre a aplicação da portaria de rácios.

Estas iniciativas vão permitir uma reflexão consistente sobre as respostas que devem ser identificadas para que se garantam sempre condições de respeito pelos Trabalhadores Não Docentes das nossas escolas, para além de se determinarem contributos que permitam robustecer a ação da FNE e dos seus Sindicatos, para que se atinjam objetivos de promoção da valorização e qualificação destes Trabalhadores, nomeadamente em termos de se conseguir o restabelecimento das respetivas carreiras especiais, a revisão da Portaria de rácios e o combate efetivo a todas as situações de precariedade.

É neste sentido que se convidam todos os Trabalhadores Não Docentes para uma participação ativa, no preenchimento presencial ou online deste questionário.

Os resultados serão posteriormente devidamente analisados pela FNE e servirão de suporte para a ação reivindicativa a desenvolver com o Governo que resultar das próximas eleições legislativas.

Porto, 5 de junho de 2019
A Comissão Executiva