FNE negoceia alterações no modelo de recrutamento e colocação de docentes

21-9-2022

FNE negoceia alterações no modelo de recrutamento e colocação de docentes

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai estar presente amanhã, quinta-feira, 22 de setembro, pelas 17h30, nas instalações do Ministério da Educação (ME), na Avenida Infante Santo, 2, Lisboa, numa reunião de negociação sobre os pressupostos para alteração do modelo de recrutamento e colocação de professores.

O ME continua a não garantir que todos os alunos tenham os seus professores e por isso a FNE vai fazer chegar à tutela uma apresentação de soluções que promovam a estabilidade do corpo docente nas escolas, nomeadamente através da realização de um concurso que leve ao preenchimento das vagas que venham a ser criadas, sem necessidade do recurso sistemático à contratação e à precariedade.

A FNE discorda das alterações de revisão das habilitações próprias para a docência e por isso defende que qualquer solução a este nível deverá ter apenas um caráter conjuntural, exigindo que se respeite sempre o princípio de que todas as atividades docentes devem ser asseguradas exclusivamente por portadores de habilitação profissional para a docência.

As recentes medidas tomadas pelo ME mascaram a incapacidade do Governo para resolver um problema conhecido e que já precisava de estar resolvido.

A delegação da FNE estará disponível para declarações no final deste encontro.