FNE lança inquérito às direções das escolas sobre as condições de abertura do ano letivo

20-9-2024

FNE lança inquérito às direções das escolas sobre as condições de abertura do ano letivo
A FNE – Federação Nacional da Educação e a AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho vão lançar um inquérito, entre 23 e 28 de setembro de 2024, dirigido às direções dos agrupamentos e das escolas não agrupadas, sobre algumas das dimensões da abertura do ano letivo de 2024/2025, nomeadamente em relação a algumas das medidas que constam do Plano +Aulas +Sucesso, do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

O questionário pretende obter as opiniões das direções das escolas sobre o impacto de algumas das medidas que o MECI anunciou, mas também procurará saber quais são as contrariedades maiores que as escolas estão a enfrentar, nomeadamente em relação à integração dos alunos imigrantes e à insuficiência de Professores e Pessoal de Apoio Educativo (PAE - Não Docentes).

Depois da consulta de julho relativa ao balanço do ano letivo 2023/2024, que revelou como principais preocupações dos docentes o excesso de trabalho, uma excessiva carga burocrática e o aumento da indisciplina, a FNE procura agora avaliar o estado da educação nacional, numa altura em que faltam resolver diversas matérias pela tutela, quer relativas a docentes, quer ao PAE. 

Em vésperas da apresentação do Orçamento do Estado 2025, a FNE relembra que é obrigatório mais investimento na educação, que permita a valorização dos seus profissionais, melhores condições para o ensino-aprendizagem, recursos adequados para as escolas, um bem-estar físico e emocional permanente e a paz social no setor.

Este será mais um ano letivo em que se exige empenho, dedicação e profissionalismo aos docentes portugueses, tanto em território nacional como no Ensino Português no Estrangeiro (EPE). Os educadores e professores portugueses e o PAE estão prontos para garantir um desempenho de elevada qualidade, mesmo em ocasiões desafiantes e de confronto com enormes problemas estruturais no sistema educativo e no desenvolvimento das respetivas carreiras.

O período de recolha das opiniões destes dirigentes escolares decorrerá entre os próximos dias 23 e 28 de setembro.

Porto, 20 de setembro de 2024
A Comissão Executiva da FNE