FNE, CONFAP e ANDAEP organizam conferência de imprensa conjunta para apresentação das condições essenciais para que se consiga uma abertura do ano letivo em segurança

28-8-2020

FNE, CONFAP e ANDAEP organizam conferência de imprensa conjunta para apresentação das condições essenciais para que se consiga uma abertura do ano letivo em segurança

A FNE (Federação Nacional da Educação), a CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e a ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas) realizam no próximo dia 31 de agosto de 2020, pelas 15h00m, nas instalações da FNE no Porto – Rua Pereira Reis, 399, uma conferência de imprensa conjunta, com a presença do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, de Jorge Ascenção, Presidente do Conselho Executivo da CONFAP e Filinto Lima, Presidente da ANDAEP, onde será apresentado um conjunto de preocupações e sugestões sobre a organização do ano letivo de 2020/2021.

É preciso retomar a atividade letiva presencial de forma a que seja garantido o bem-estar de todos, minimizando os riscos perante a situação da pandemia de COVID-19 que vivemos e prevenir também eventuais situações que poderão surgir. E sabemos que isso apenas pode acontecer em clima de confiança e de segurança para a saúde pública de todos os trabalhadores da educação, dos alunos e das famílias.

Por isso, o ano letivo de 2020/2021 tem de ser preparado com realismo, confiando nas escolas, nos seus profissionais e nas suas comunidades e garantindo todas as condições sanitárias, materiais e humanas para o seu desenvolvimento.

Sabemos que prolongar por mais tempo este distanciamento das crianças e dos jovens em relação ao ambiente escolar pode provocar consequências para a saúde psicológica, emocional e física das nossas crianças, bem como questões sociais e familiares a que precisamos de estar atentos.

É nossa responsabilidade trabalhar muito arduamente desde o início do novo ano letivo na identificação das fragilidades acumuladas, na superação das dificuldades e na recuperação do ritmo do processo de ensino-aprendizagem. Mas isso deve ser alcançado de forma segura, com a noção de que as melhores soluções só se conseguem com todos envolvidos, percebendo claramente a informação que lhes é dada e derem o seu contributo pessoal e coletivo, gerando desta forma mais confiança a todos os intervenientes nas escolas.

As três organizações (FNE, CONFAP, ANDAEP) vão com a apresentação de medidas e soluções, insistir que deve ser em cada escola que os seus profissionais deverão adaptar estas medidas à realidade concreta de cada uma delas, em diálogo com as respetivas comunidades, no quadro genérico que deve ser estabelecido centralmente.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

 

Porto, 28 de agosto de 2020

A Comissão Executiva