FNE celebra Semana Europeia dos Professores com várias iniciativas

29-9-2023

FNE celebra Semana Europeia dos Professores com várias iniciativas

O hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 4 e 5 de outubro, o lançamento de um site dedicado ao envio de mensagens ao Ministro da Educação e um concerto online via Youtube com Miguel Tela, às 21h00 do dia 7 de outubro, serão o ponto de lançamento das várias iniciativas que a Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações da Semana Europeia dos Professores.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Professor, a FNE pretende com um conjunto de iniciativas reforçar a mensagem de homenagem sobre a importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham, tendo estado sempre presentes e colmatando as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas no sistema de educação e formação, no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.

E por isso no dia 2 de outubro o site "mensagemaoministro" será aberto a alunos, docentes e pessoal de apoio educativo (PAE) para deixarem uma mensagem ao Ministro da Educação. As mensagens recebidas serão reunidas e publicadas num livro, que será depois oferecido ao Ministro da Educação por altura da época natalícia.

A 3 de outubro, pelas 11h30, em convergência com oito organizações sindicais, a FNE marcará presença na Residência Oficial do Primeiro-Ministro para uma concentração de professores que será um grito de alerta aos governantes, no sentido de mudarem a atitude que têm mantido até agora, de confronto com os professores.

O dia 4 de outubro ficará marcado pela inauguração de outdoors nas estradas de Portugal pelos nove sindicatos em convergência relativos à valorização da profissão docente.

O Dia Mundial do Professor, 5 de outubro, contará então com uma Conferência Internacional online organizada pelos nove sindicatos em convergência além de depoimentos, vídeos e hastear da bandeira "Obrigado Professor" por parte dos sindicatos de docentes da FNE.

No mesmo dia, a FNE e os seus Sindicatos promovem o lançamento da edição de 2024 do Concurso "Era Uma Vez… o 1º de Maio", desafiando alunos, educadores e professores de todo o país a apresentar trabalhos alusivos ao Dia do Trabalhador e assumindo como tema para a edição deste ano “Ser Professor com a casa às costas”.

A iniciativa, que registou ao longo das suas sucessivas edições a participação de milhares de trabalhos, visa compreender e explorar, de modo criativo e artístico, o significado do 1º de Maio, reconhecer a solidariedade como valor fundamental e contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da cidadania.

A Greve Geral de Professores e Educadores vai acontecer a 6 de outubro e as celebrações desta semana terminam com um concerto de Miguel Tela, às 21h00 do dia 7 de outubro, no Auditório do Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN).

Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro de valorização para os docentes. E será junto com os professores que o iremos fazer. Só juntos conseguiremos criar propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas soluções e nas ações que forem necessárias para as alcançarmos.

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro de cada ano. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.

Porto, 29 de setembro de 2023
A Comissão Executiva da FNE