Faro recebe Conferência sobre Educação, em 3 de março 2018

27-2-2018

Faro recebe Conferência sobre Educação, em 3 de março 2018
Será na Sala Multiusos do Hotel Mónaco, em Faro, que vai decorrer no próximo dia 3 de março, sábado, a segunda Conferência do Ciclo de Conferências 2018, que a FNE organiza em conjunto com a UGT, CEFOSAP, ISCTE-IUL, CBS e a UFP e que contará com a participação de Francisco Marques (Delegado Regional da Educação do Algarve - DSRAL/DGESTE) e de Saúl Neves de Jesus (Professor da Universidade do Algarve) como conferencistas convidados.

Será sobre o tema "Educação e Formação para um desenvolvimento sem desigualdades" que a conversa vai acontecer ao longo da manhã, com a sessão de abertura, às 9h30, a estar a cargo do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, de Josefa Lopes, Presidente do SDPSul, de Madalena Feu, Delegada Regional do IEFP e também de Desidério Silva, Presidente da Comissão de Turismo do Algarve e de Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT.

Em seguida, às 10h, o convidado Francisco Marques dará início ao debate que terá como comentadores Francisco Manuel Soares (Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro Rosa - Faro), Rui Manuel Carvalho (SDPSul/FNE), José Carlos Rolo (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira) e David Filipe Costa (Formador/EDUCOM).

Pelas 11h40, Saúl Neves de Jesus, o outro conferencista convidado, tomará a palavra para lançar a conversa que será comentada por José Miguel Guerreiro (Formador/Professor de Educação Especial), João Carlos Lopes (Formador e Professor Bibliotecário), Raul Filipe Guerreiro (Professor Escola Superior Gestão, Hotelaria e Turismo) e José Paulo Dias (Coordenador Distrital/SDPSul).

Após este debate dar-se-á a sessão de encerramento que fica a cargo de Daniel Santana, Presidente da UGT-Algarve, Lucinda Manuela Dâmaso, Presidente da UGT e de Rogério Bacalhau, Presidente Câmara Municipal de Faro.

Esta é a segunda Conferência do Ciclo de Conferências, que ainda vai percorrer mais cidades portuguesas durante o ano de 2018 e que pretende debater, sob os vários pontos de vista, formas da Educação, combater as falhas sociais que proporcionam desigualdades e que fatores podem ser melhorados de forma a minimizar essa diferença existente.

Discutir o papel da Educação e da Formação na procura pela igualdade é, portanto, o grande mote destas conversas a que iremos assistir durante o ano de 2018.

De destacar também que a UGT uniu-se a esta iniciativa contando com ela também como parte do assinalar dos 40 anos da central sindical, pois ao longo deste tempo a União Geral de Trabalhadores sempre considerou a Educação e Formação como base fundamental para uma sociedade melhor.

Os participantes estarão disponíveis no final da conferência para declarações à comunicação social, nomeadamente o Secretário-Geral da FNE e o Secretário-Geral da UGT.

Porto, 27 de fevereiro de 2017