Conferência sobre Educação passa pelo Funchal a 14 de abril

3-4-2018

Conferência sobre Educação passa pelo Funchal a 14 de abril
O Auditório do Museu Casa da Luz, no Funchal, vai receber no próximo dia 14 de abril, sábado, a terceira Conferência do Ciclo de Conferências 2018, que a FNE organiza em conjunto com a UGT, CEFOSAP, ISCTE-IUL, CBS e a UFP e que contará com a participação de Marco Gomes (Diretor Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira) e de Sara Estudante Relvas (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto para a Qualificação, IP-Região Autónoma da Madeira) como conferencistas convidados.

Será sobre o tema "Educação e Formação para um desenvolvimento sem desigualdades" que as intervenções vão decorrer ao longo de toda a manhã, com a sessão de abertura, às 9h30, a estar a cargo do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, de António Pinho, Presidente do SDPMadeira, de Ricardo Freitas, Presidente da UGT-Madeira e também de Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT.

Em seguida, às 10h, o convidado Marco Gomes dará início ao debate que terá como comentadores Isabel Garcia (UGT-Madeira), Pedro Cabrita (SDPMadeira/FNE), Adelaide Ribeiro (UGT-Madeira) e Cláudio Dias (SDPMadeira/FNE).

Pelas 11h40, Sara Estudante Relvas apresentará a sua comunicação, sendo depois comentada por Liliana Rodrigues (UGT-Madeira), Paulo Belo (SDPMadeira/FNE), Sofia Canha (UGT-Madeira) e Paulo Moura (SDPMadeira/FNE).

Após este debate terá lugar a sessão de encerramento que fica a cargo de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e de Lucinda Manuela Dâmaso, Presidente da UGT.

Esta é a terceira Conferência do Ciclo de Conferências, que sai pela primeira vez do continente e que vai ainda percorrer mais cidades portuguesas durante o ano de 2018 onde se pretende debater, sob os vários pontos de vista, alguns dos problemas com que se confrontam a Educação e a Formação, procurando combater-se as desigualdades e identificando os fatores que podem ser melhorados, de forma a minimizar essa diferença.

Discutir o papel da Educação e da Formação na procura pela igualdade é, portanto, o grande mote destas conferências a que estamos a assistir durante o ano de 2018.

A participação nesta conferência é livre, sendo apenas necessário proceder à inscrição prévia, através do site da FNE, através do formulário aí disponível para o efeito.

De destacar também que a UGT se uniu a esta iniciativa, contando com ela também como parte da comemoração dos 40 anos da central sindical, pois ao longo deste tempo a União Geral de Trabalhadores sempre considerou a Educação e Formação como base fundamental para uma sociedade melhor.

Os participantes estarão disponíveis no final da conferência para declarações à comunicação social, nomeadamente o Secretário-Geral da FNE e o Secretário-Geral da UGT.

Porto, 3 de abril de 2018