Ciclo de Conferências sobre Educação passa por Viseu a 26 de janeiro

24-1-2019

Ciclo de Conferências sobre Educação passa por Viseu a 26 de janeiro

O auditório do Hotel Onix, em Viseu, vai receber no próximo dia 26 de janeiro, sábado, a nona Conferência do Ciclo de Conferências 2018, que a FNE organiza em conjunto com a UGT, CEFOSAP, ISCTE-IUL, CBS e a UFP e que contará com a participação de Luís Pinto de Faria, da Universidade Fernando Pessoa, para uma conferência sobre  “EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CIDADANIA: O TERRITÓRIO COMO PALCO SOCIAL”, e ainda de Conceição Caldeira, da Escola Profissional de Artes Tecnologias e Desporto, para uma conferência sobre “FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL”.

Esta iniciativa ocorre no quadro de um ciclo de conferências sob o tema "Educação e Formação para um desenvolvimento sem desigualdades" e iniciar-se-á com uma sessão de abertura, em que intervirão  sucessivamente,  a  partir das 09h30m, o Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, o Vice-Presidente da Direção do SPZCentro, Jorge Santos, e ainda Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT.

Em seguida, às 10h, o convidado Luís Pinto de Faria dará início ao debate que terá como comentadores José Luís Abrantes (FNE/SPZC), Paula Antão (UGT-Viseu) e Joaquim Messias (FNE/SPZC).

Pelas 11h40m, Conceição Caldeira tomará a palavra para lançar a conversa que será comentada por Luís Manuel Sobreira Lopes (UGT-Viseu), Rui Leandro Maia (Univ. Fernando Pessoa) e Jorge Santos (FNE/SPZC).

Após  este  debate, a  sessão  de  encerramento fica  a  cargo  de  Manuel  Teodósio, Presidente da UGT-Viseu, de Lucinda Manuela Dâmaso, Presidente da UGT e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Com a nona Conferência do Ciclo de Conferências o evento chega ao interior do país, a Viseu, onde se pretende debater, sob os vários pontos de vista, formas da Educação, como combater as falhas sociais que proporcionam desigualdades e que fatores podem ser melhorados de forma a minimizar essa diferença existente.

Discutir o papel da Educação e da Formação na procura pela igualdade é, portanto, o grande mote destas conversas a que estamos a assistir.

Os conferencistas e comentadores convidados estarão disponíveis no final da conferência para declarações à comunicação social, nomeadamente o Secretário-Geral da FNE e o Secretário-Geral da UGT.

Saiba tudo sobre o Ciclo de Conferências 2018 em www.fne.pt

Porto, 24 de janeiro de 2019

A Comissão Executiva