União das Misericórdias Portuguesas disponível para acordo de princípio no aumento das tabelas salariais

18-3-2019

União das Misericórdias Portuguesas disponível para acordo de princípio no aumento das tabelas salariais

Uma delegação da FNE, composta pelos Vice-Secretários-Gerais Lucinda Manuela Dâmaso, José Ricardo Nunes e pela Secretária Nacional Cristina Ferreira, reuniu com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Neste encontro, foi debatida uma proposta apresentada pela FNE e saldou-se por um resultado positivo, pois a UMP mostrou-se disponível para um acordo de princípio que assente numa margem de aumento das tabelas salariais para todos os trabalhadores em função do que for o acordo de cooperação a celebrar com o Governo, cujas negociações ainda não tiveram início, acordo este que irá vigorar por dois anos, ou seja entre 2019 e 2021.

Os acordos de anos anteriores, nomeadamente o do biénio que terminou em 2018, não permitiram suficiente margem de manobra para acertos salariais das tabelas. O que a FNE propôs, em função do que for o acordo de cooperação para os próximos dois anos, foi que acima desse valor possa existir uma margem para se repercutir nos salários e tabelas dos trabalhadores.

A FNE considera que a UMP ficou sensibilizada com esta proposta que será materializada nos próximos dias, sendo que não deverá estar longe um acordo de princípio assente neste pressuposto: existir um aumento de acordo com aquilo que for estabelecido no próximo acordo de cooperação entre Governo e Misericórdias do país.    

 

Porto, 19 de março de 2019

A Comissão Executiva