Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República ao Fórum FNE 2016: Inovar em Educação para uma Escola de qualidade

8-10-2016

Saúdo a Federação Nacional da Educação pela realização deste Fórum dedicado ao tema Inovar em Educação para uma Escola de Qualidade. Desejo êxito para os trabalhos que agora se iniciam.

Gostaria de compartilhar duas breves palavras.

Começo por sublinhar que tudo quanto importe à educação dos portugueses e envolva uma instituição representativa do setor encontra no Presidente da República um interlocutor interessado e recetivo. Quero salientar que as temáticas objecto de debate hoje nesta sede informam alguns dos principais desafios colocados ao sistema educativo português.

Estarei, assim, particularmente atento às conclusões dessa discussão.

Dirijo também uma palavra aos responsáveis políticos e sociais, pedindo-lhes que pensem sobretudo, nos destinatários de cada uma das medidas de política. Pensem nos alunos, nos professores, nos pais e no pessoal não docente.

Não pensem neles como categorias abstratas, mas como pessoas concretas. Quão importante seria que as reformas fossem precedidas por simples interrogações: como vão as pessoas perceber e aderir a tantas mudanças ao mesmo tempo? Como vão ajustar as suas vidas a planos traçados num gabinete no centro de Lisboa? Como vão ter tempo e modo para absorver novas propostas e juntar mais processos às incumbências múltiplas com que se confrontam?

Termino esta mensagem, formulando votos de que esta e outras iniciativas sobre Educação possam contribuir para um Portugal melhor. Até porque a Educação é a chave decisiva para esse Portugal.

Lisboa, 8 de outubro de 2016

Marcelo Rebelo de Sousa