João Dias da Silva reeleito por maioria absoluta à frente da FNE
Atualidade

João Dias da Silva reeleito por maioria absoluta à frente da FNE

João Dias da Silva foi hoje reeleito por mais quatro anos como secretário-geral da FNE.

Num total de cerca de 500 delegados votantes, Dias da Silva foi reconduzido no seu mandato por maioria absoluta. Numa plateia onde pontificavam convidados como a deputada socialista Manuela de Melo ou o representante do Procurador-Geral da República, a par de presidentes de outras organizações sindicais de professores, ficou definida a lista que integra esta Federação até 2012.

A aposta na chamada de jovens à acção sindical foi uma das linhas fortes do discurso do reeleito líder da FNE, tocando anterior ponto do discurso do secretário-geral da UGT, João Proença, que disse não estar satisfeito com a taxa de sindicalização actual, nomeadamente no que diz precisamente respeito aos mais jovens.

Se no primeiro dia do nono Congresso da FNE, Dias da Silva falou sobre a precariedade dos docente de língua Portuguesa no estrangeiro ou da situação ambígua quanto aos não docentes, no seu discurso de encerramento optou por salientar que o protocolo de entendimento alcançado recentemente com o Ministério da Educação, “não elimina nem esmorece a reivindicação do estatuto de uma carreira docente que dignifique os professores.

Mais uma vez João Dias da Silva reforçou a importância exclusiva dos sindicatos perante o actual estado de contestação no sector educativo: “As organizações sindicais são as únicas formas de organização dos trabalhadores com legitimidade para intervirem na área da negociação e da contratação colectiva”, disse o líder da FNE, terminando com um apelo contra qualquer tipo de passividade perante os acontecimentos a desenrolarem-se.

 

Lisboa, 11 de Maio de 2008
Departamento de Informação e Imagem da FNE

Calendário Escolar 2018/2019

Calendário Escolar 2018/2019

O calendário de atividades educativas e escolares constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar por cada unidade orgânica que integra o sistema educativo.

Ler Mais

AS MAis Lidas

Ação sindical (+) 2019-01-04 às
Voltar ao topo