Intervenção do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, no encerramento do desfile do Dia Mundial do Professor de 2019

5-10-2019

Colegas

Viva os Educadores e Professores portugueses!

Viva os Educadores e Professores de todo o mundo!

Estamos aqui hoje, neste Dia Mundial do Professor, para afirmar a necessidade de os professores e educadores portugueses serem prestigiados, reconhecidos e valorizados.
Porque sabemos que, só se os educadores e professores forem reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor.

Aliás, numa declaração conjunta de hoje dos directores gerais da OIT, da UNESCO e da UNICEF, afirma-se que esta data deve servir para comemorar a experiência, a energia e a paixão dos professores, que são a pedra angular dos sistemas educativos do futuro.

Mas assinalam também que os professores também são centrais para a regeneração da própria profissão. Sem uma nova geração de professores motivados, milhões de alunos perderão ou continuarão a perder o seu direito a uma educação de qualidade. Com professores mal remunerados e subvalorizados, atrair e reter talentos é um desafio.

Acima de tudo, celebramos o trabalho de todos os professores que continuam a esforçar-se todos os dias para garantir que "uma educação de qualidade inclusiva e equitativa" e a promoção de "oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos" se tornem realidades.

Uma escola melhor depende de todos os que aqui estamos. Nós somos a escola. Nós construímos a escola.

Toda sociedade sabe que é connosco, com cada um de nós em concreto, que se determina a qualidade da escola e da educação.

A valorização dos educadores e professores inclui o respeito por todos e cada um de nós; inclui a determinação de condições de trabalho nas escolas, inclui limites ao tempo de trabalho que nos é exigido, inclui o direito a uma aposentação vivida com dignidade, inclui estabilidade e segurança na profissão.

Só assim teremos a garantia de uma escola de qualidade.

O que está em causa e o que nos mobiliza aqui é que a nossa profissão.

Viva os Educadores e Professores Portugueses!