Grande manifestação nacional de docentes será em 23 de março

26-2-2019

Grande manifestação nacional de docentes será em 23 de março
A FNE e as restantes organizações sindicais de docentes estiveram esta manhã reunidas para analisar a reunião com o Ministério da Educação ontem ocorrida e debater as futuras formas de luta  inevitáveis perante a irredutibilidade mostrada pelo Governo quanto ao descongelamento da totalidade do tempo de serviço congelado, 9 anos, 4 meses e 2 dias.

Foram então apresentadas várias formas de ação de luta para as próximas semanas:

- No próximo dia 7 de março, pelas 10h, as organizações sindicais vão entregar na Presidência da Assembleia da República e simultaneamente a todos os Grupos Parlamentares uma a Petição que tem por base as mais de 60 mil assinaturas de docentes recolhidas no quadro do abaixo-assinado que foi promovido e que serviu para que os docentes mostrasse a sua insatisfação pelo ponto em que as negociações se encontram.

- Nas reuniões com os Grupos Parlamentares será apresentada de novo a proposta sindical de metodologia e faseamento da recuperação integral do tempo de serviço congelado, de forma a garantir o cumprimento do artigo 17º da Lei do Orçamento de Estado para 2019,

- A partir de dia 11 de março e até dia 20 de março, vão decorrer em todas as escolas do país plenários e reuniões com os professores para se debater a situação e promover uma consulta através da qual se pretende perceber quais as formas de luta que os professores estão dispostos a desenvolver até fim deste ano letivo e quais as suas expetativas relativamente à posição dos sindicatos na negociação com o Governo.

- Realização no dia 23 de março de uma grande Manifestação Nacional de Professores que terá início no Marquês de Pombal, em Lisboa, e durante a qual se fará o balanço e se apresentarão as conclusões desta consulta realizada aos professores nas escolas.