FNE reuniu com Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas

22-6-2023

FNE reuniu com Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
A FNE reuniu na tarde desta 5ª feira (22 junho) com o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Professor Doutor António de Sousa Pereira.

Neste encontro, que aconteceu na Reitoria da Universidade do Porto, a FNE apresentou ao Presidente do Conselho de Reitores os novos órgãos sociais da federação, eleitos no XIII Congresso de maio de 2023, em Aveiro, e as linhas do Plano de Ação sindical da FNE para os próximos quatro anos no Ensino Superior.

O Professor Doutor António de Sousa Pereira aproveitou também a oportunidade para mostrar junto da FNE algumas da preocupações que as Universidades portuguesas têm, com a FNE a vincar também algumas matérias que considera como prioridades na busca por soluções junto da tutela tais como a questão da precariedade, do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), dos concursos de investigação e do financiamento e governação das Instituições de Ensino Superior.

A FNE deixou ainda a abertura e disponibilidade para um diálogo social  que considera ser indispensável para um bom funcionamento do sistema educativo no Ensino Superior, pelo que urge dar voz e participação às organizações sindicais que representam este nível de ensino, no sentido de valorizar a negociação e a concertação social.